Gostou do artigo? Compartilhe!

Reversão de Vasectomia

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O procedimento de reversão da vasectomia é chamado devasovasostomia, consistente em uma cirurgia na qual as duas partes dos dutos deferentes separadas durante a vasectomia são novamente unidas, de modo a permitir o transporte de espermatozóides

Entretanto, é preciso observar que o procedimento reverso, ou seja, religar os canais, nem sempre é fácil de se conseguir ou mesmo possível.

Uma cirurgia de vasectomia é realizada em cerca de 20 minutos, mas o procedimento de reversão pode levar de duas a quatro horas, sendonecessárias pelo menos mais seis horas de internação antes a alta e, após, um dia inteiro de repouso, mas a completa recuperação leva cerca de um mês.

Uma das dificuldades encontradas para esta cirurgia é a obstrução dos canais onde os espermatozóides se desenvolvem, cuja ocorrência é muito comum algum tempo após a vasectomia. Quanto mais obstruídos os canais, maior a área deles que precisa ser removida.

Quanto menor o tempo decorrido desde a realização da vasectomia, maiores a chances de sucesso na reversão. Se o procedimento foi realizado em até 3 anos, a possibilidade voltar a obter espermatozóides na ejaculação chega a 97%, com 76% de chance de gravidez. Após 14 anos da vasectomia as chances de gravidez são reduzidas para 31%.

Caso não se obtenha sucesso na reversão da vasectomia, o casal sempre pode optar por outros métodos mais avançados de reprodução assistida, como os bebês de proveta, fertilização in vitro, e outros, que não possíveis com a retirada de espermatozóides diretamente do testículo do homem.

Autor

Dr José Augusto Ferreira Bittencourt

Dr José Augusto Ferreira Bittencourt

Urologista

Mestrado em Mestrado em Medicina: Urologia no(a) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).